Alopecia androgenética feminina
​
Assim como acontece com os homens, a calvície feminina está associada a herança genética, que pode vir tanto do pai quanto da mãe. É mito que a calvície é herdada somente do pai.
O processo da calvície pode estar associado a outros fatores que podem desencadear o processo de queda dos cabelos. A alopécia androgenética é caracterizada pelo resultado da ação de uma enzima sobre o testosterona presente no couro cabeludo. A enzima conhecida como 5-alfa-redutase quebra a molécula do testosterona e o resultado é a di-hidrotestosterona, que age sobre os folículos capilares provocando o afinamento e queda dos cabelos.
Esse processo pode acontecer também em outras partes do corpo, como sobrancelhas e cílios.

Transplante Capilar Feminino
​
Nos casos que a queda dos cabelos não está associada a alopecia androgenética as mulheres respondem bem ao tratamento clinico, feito por medicamentos, que atuam muitas vezes nas causas da calvície, conforme mencionado acima.
Porém na maioria dos casos de calvície causada pela alopecia androgenética, o tratamento mais indicado é o transplante capilar, que irá retirar folículos capilares saudáveis e implanta-los na região afetada. Como esses folículos não foram afetados pelos genes que causa a alopecia, o cabelo volta a crescer naturalmente.
